Home Notícias Loucura coletiva? Todos querem papel higiênico!

Loucura coletiva? Todos querem papel higiênico!

Por André Vita
Mulher segurando diversos rolos de papel Higiênico

Exceto se você está morando dentro de uma caverna subterrânea em Vênus, já está mais do que ciente do que é o coronavírus e tudo sobre ele. O que talvez você não saiba, ou não parou para pensar sobre isso, é o motivo dessa corrida insana aos supermercados para se abastecer de papel higiênico.

Deixa eu explicar para vocês por que isso acontece e como você pode usar isso no seu negócio. Primeiro é necessário entender o que é o chamado “panic buying”, ou as compras motivadas pelo pânico. É justamente quando acontece um quadro como o nosso atual, as pessoas têm medo de que falte tudo. Mesmo que não tenha sido noticiado nenhum desabastecimento ainda.

A grande questão está em: Por que papel higiênico? Um fator é fácil de entender. Ele não vence. Você pode comprar 5.000 rolos do papel e um dia você termina de usar. O segundo fator é o próprio vírus. Quando a crise é ocasionada por algo que as pessoas sentem nojo, itens de limpeza são os primeiros a serem estocados e, o corona, faz isso com as pessoas.

A Psicologia de Pandemias

Autor do livro The Psychology of Pandemics (A Psicologia de Pandemias, em tradução livre), lançado três semanas antes do início do surto do coronavírus na China, Steven Taylor, diz que compras motivadas pelo pânico aconteceram em outras pandemias também, mas foram pouco documentadas.

Segundo ele, durante a Gripe Espanhola, em 1918, as pessoas esvaziaram prateleiras de Vick Vaporub. A empresa até fez uma série de propagandas especiais relacionadas à pandemia.

Dessa vez, além do álcool em gel, as fotos que viralizam são de pessoas estocando papel higiênico. Taylor tem uma teoria: “O papel higiênico virou um símbolo de segurança, embora não vá impedir que as pessoas sejam infectadas pelo vírus. Mas quando as pessoas ficam sensíveis a infecções, aumenta a sensibilidade delas para o que é nojento. É um mecanismo para nos proteger de patógenos”.

Ele observa que as pessoas fazendo compras motivadas pelo pânico são geralmente ansiosas. E que essa pandemia é uma pandemia das redes sociais.

“A diferença fundamental dessa pandemia para outras são as redes sociais e nossa interconexão. As pessoas são expostas a vários materiais, inclusive fotos e textos dramáticos. É uma ‘infodemia'”, afirma. E o que viraliza são as imagens de corredores e prateleiras vazios, não de pessoas fazendo compras normalmente, como é a maioria dos casos.

E por causa da conexão entre as pessoas pelo mundo inteiro, se houver qualquer orientação oficial para que a população estoque produtos em um país, essa informação pode viajar para outros locais e estimular as compras mesmo onde não houver necessidade semelhante, inflando artificialmente a sensação de ameaça.

O Efeito Manada

Taylor, também diz que somos guiados pelo chamado “efeito manada”. O termo define reações irracionais iguais de um grupo que são guiadas por um ou mais indivíduos.

Para o autor, isso acontece em situações em que há incerteza. “As pessoas observam as outras para saber como devem responder, é mais instintivo do que racional. É como fogo dentro do cinema — as pessoas não fogem por causa da fumaça, mas porque veem outras pessoas correndo. O medo é contagioso.”

Além disso, o papel higiênico, item que tem sido buscado pelas pessoas, vem em um pacote “altamente visível”, diz Taylor. “É grande e facilmente identificável quando se está em um supermercado”, o que incita uma pessoa a comprar o item quando vê outra com o produto.

Agora, jovem guerrilheiro digital, como aproveitar isso no seu negócio: a primeira coisa que você pode ficar antenado são as piadinhas e “challenges” (desafios) que estão sendo criados nas redes sociais, existem diversos perfis fazendo isso, desde embaixadinhas até equilibrar o rolo do papel higiênico no bumbum!

Agora que você já sabe que muita gente tá com rolos e rolos de papel higiênico em casa, que tal usar essa informação a seu favor?

Ahhhh! E quando acabar essa quarentena, se você foi um dos que estocou quilos e quilos de papel higiênico, faça uma doação! Vão existir centenas de famílias precisando dessa forcinha.

You may also like

Deixe um comentário